É sabido que deixar comentários nos outros blogs é provavelmente o método mais eficiente para os jovens blogueiros se tornarem mais conhecidos na blogosfera.

Recentemente cheguei à conclusão que é mais eficiente trocar e-mails com os outros blogueiros do que sair por ai fazendo comentários toda hora, especialmente quando grande parte destes comentários são ignorados.

Contudo, ainda existem mais motivos pelo qual os comentários em um de meus blogs são bloqueados.

99.5% dos visitantes não deixam comentários

Todo mundo sabe que 67% das estatísticas são inventadas, mas esta não é uma delas.

As pessoas não veem a utilidade em criar um comentário que só será lido por algumas pessoas.

Spam

Sem mencionar os spambots, quem é que não está cansado de ler comentários do género: “bom artigo”, “concordo”? Se ganhasse um centavo por cada comentário do género que eu já li já teria arrecadado $364 dólares.

Infelizmente a grande maioria destes comentários é praticamente publicidade disfarçada, o que nos leva ao próximo ponto.

Publicidade grátis

Nem preciso dizer que maior parte das pessoas que comentam não é porque gostam do artigo, mas sim porque os comentários são uma forma rápida e barata de gerar tráfego (assim como criar links para melhorar as posições dos sites deles nos motores de busca).

A pobre qualidade do conteúdo dos comentários rapidamente provará isso.

RECEBA DICAS EXCLUSIVAS SOBRE COMO GANHAR DINHEIRO

Artigos com 0 comentários fazem o blog parecer deserto

Quando vejo um blog em que vários dos artigos tem a frase “Sem Comentários” ou “0 comentários”, sei que 9 em 10 vezes que vejo isso vou abandonar o blog e nunca mais voltarei a visitar.

Ou das duas uma, ou o blog é novo ou o conteúdo é de baixa-qualidade.

Nesses casos, mais vale comentar no seu próprio blog com diversos nicks para provar aos novos visitantes que o blog não está “morto”.

Com a remoção dos comentários não tem como ninguém saber se o blog tem 5 visitantes diários ou 500.

Quer interagir com seus leitores?

Então cria um fórum.

Vários blogueiros já fazem isso.

Você pode facilmente monetizar um fórum e duplicar os seus ganhos com publicidade CPM (custo por mil impressões) que é o ideal para monetizar fóruns.

E tem a outra vantagem de que mesmo que você não esteja inspirado para escrever artigos, os membros irão gerar o conteúdo no fórum enquanto aguardamos pela inspiração.

Moderar comentários irá se tornar um processo demorado e frustrante

Eu que o diga.

Enquanto ler e aprovar uma dúzia de comentários é uma tarefa simples e fácil, rapidamente deixará de ser quando o seu blog se tornar mais popular e tiver de gerenciar centenas de comentários.

Aí você terá de gastar mais tempo para esclarecer as dúvidas dos seus leitores, explicar porque que você não aprovou alguns comentários (mesmo quando as razões são óbvias), etc.

O tempo perdido depende do tamanho e da maturidade de seus leitores.

NEHUM COMENTÁRIO

Deixe uma resposta