Como saber se um site foi desenvolvido em html 5

Publicado por Julio Lopes em 28/02/2014

HTML 5 vem causando grande burburinho na internet, é já chegam os primeiros sites na internet oferecendo o serviço de desenvolvimento de sites em HTML5 e também vários sites anunciando estarem em HTML5, mas será que realmente estão? Será que realmente estão vendendo sites de fato desenvolvido em HMTL5?

Para saber se um site foi desenvolvido em HTML5 é bem simples, por isso escrevi esse post onde ensinarei a como identifica-los facilmente.

como-saber-site-html-5

Como saber se um site foi desenvolvido em HTML 5?

Simples, basta acessar o site, clickar com o botão direito do mouse sobre o site e solicitar que seja exibido o código fonte no mesmo, nas primeiras linhas você verá a citação referente ao ao DOCTYPE do site, essa linha diz ao navegador em qual HTML e sua versão que o site foi desenvolvido.

O HTML 5 diferente do HTML 4 dispensa citações de versões, basta um código para que ele diga ao navegador que se trata de HTML 5, por isso basta observar se o DOCTYPE está idêntico ao código abaixo:

<!DOCTYPE html>

Se estiver igual, o site está sendo interpretado como HTML5, se estiver diferente trata-se da versão 4. Mas atenção,  apesar do site ter sido marcado como HTML 5 não quer dizer que o desenvolvedor utilizou os novos recursos da linguagem.

Outras opções para saber em qual HTML o site foi desenvolvido:

Foi desenvolvida uma extensão para quem utiliza o Crhome da Google, a extensão detecta automaticamente se o site foi ou não desenvolvido em HMTL 5. Para utiliza-la é simples, basta ter o navegador da Google instalado em seu pc, e acessar a seguinte url através dele: Extensão Google Chrome

Agora click em “instalar extensão” e proceda com a instalação normalmente. Reinicie o navegador e pronto! A partir de agora sempre que acessar um site que foi criado em HTML5 irá aparecer o ícone do mesmo logo após o endereço do site.

html5-verificador-chrome

 

Agora ficou muito mais fácil saber se um determinado site foi desenvolvido em HTML5, não é mesmo?

E você, sabia identificar um site em HTML 5? Aproveite e nos deixe um comentário agora mesmo.

Deixe um comentario
  • NOS ACOMPANHE NO GOOGLE+

  • CURTA NOSSA PÁGINA

  • CATEGORIAS

  • SIGA O INEX 7 NO TWITTER