Conheça as 6 características do bom nome de domínio

Publicado por Julio Lopes em 19/02/2014

Os nomes de domínio são os imóveis da Internet. Assim como uma boa localização é fundamental para um tijolo e argamassa, um bom nome de domínio será a pedra angular do sucesso do seu site. Mas como identificá-los? Abaixo você encontrará as 7 características de bons nomes de domínio.

1. Nome de domínio curto

Bons nomes de domínio são curtos. Não é uma coincidência que todos os domínios de três e quatro letras “ponto com” já se foram, e que as de cinco letras estão indo rápido também. Não há número definido de caracteres que você deve escolher, basta lembrar que quanto menor for o nome melhor. Se você realmente precisar de alguma orientação, tente ir abaixo de 10 caracteres, e nunca superior a 20. Quanto ao número de palavras, domínios de uma palavra são de ouro, duas palavras são bons, três palavras estão na média e acima disso geralmente uma má idéia.

Exemplo:  news.com é um domínio soberbo e, provavelmente, vale milhões de dólares. pronews.com é um domínio de duas palavras e vale alguns milhares de dólares. pronewstempo.com é um domínio de média e poderia ser utilizado para um site. pronewstempojornal.com é simples e inútil.

como-escolher-um-nome-de-dominio

2. Nome de domínio fácil de lembrar

Muitos utilizadores da Internet não usam marcadores. Eles simplesmente memorizar os domínios de seus sites favoritos e digitam as urls sempre que eles vão visitar um. Adivinha o que acontece, se o seu domínio é complexo e não é fácil de lembrar, você vai perder os visitantes que poderiam se tornar leitores fiéis.

Exemplo: Brcwr.com é um nome de domínio curto, mas não é fácil de lembrar, por isso seria uma má idéia usá-lo para o seu site (a não ser as iniciais representam o nome do site ou uma mensagem memorável).

3. Nome de domínio fácil de soletrar

A última coisa que queremos é erro ortográfico de visitantes do seu domínio e terminando em outro lugar.

Evite palavras incomuns estrangeiras, palavras que têm pronúncia complexa, combinações estranhas de letras e qualquer outra coisa que possa causar a alguém escrever mal seu endereço.

Exemplo: CappuccinoBar.com pode ser problemático para os visitantes de língua portuguêsa. Cappuccino é uma palavra italiana, e nem todo mundo sabe como escrever essa palavra.

4. Nome de domínio com uma extensão .Com

As organizações podem preferir registrar um domínio .Org, e as empresas voltadas para regiões geográficas específicas podem querer registrar um domínio local (por exemplo .Com.br, .Co.uk e assim por diante). Para além destes casos, no entanto, um domínio .com é sempre o melhor caminho a percorrer. Esta extensão é o mais popular em todo o mundo, e ele já está preso na mente das pessoas.

Os visitantes chegam ao seu site através dos motores de busca ou links orgânicos e eles vão prestar atenção no nome e não à URL. A próxima vez que querem visitar seu site, é muito provável que eles vão apenas digitar seu nome seguido por um .Com. Adivinha o que acontece, se você não está lá quando apertar enter, eles vão ir para outro lugar.

5. Eles são descritivos

Muitos visitantes chegam ao seu site através dos motores de busca e através de ligações directas em outros sites. Ou seja, eles virão se o domínio que eles vão ver vai ser atraente.

Ter um nome de domínio descritivo dará aos visitantes uma idéia de sobre o que é o seu site mesmo antes de entrar. Se palavras-chave relacionadas estão presentes no domínio, pode também ajudar os seus rankings do Search Engine.

Exemplo: Você seria capaz de adivinhar sobre o que é o site GuiaTelevisão.com antes mesmo de visitá-lo direito?

Suponha que você está procurando pela critica de algum filme. Você faz uma busca rápida no Google. O primeiro resultado vem da CasaMike.com. O segundo resultado vem de CentralFilmes.com. Qual deles você prefere clicar?

6. Eles não contêm hífens ou números

Os nomes de domínio que contêm hífens e números são mais baratos por uma razão. Eles sofrem o mesmo problema de domínios que não usam uma extensão .Com ou com ortografia complexa.

Considere tech-mundo.com. Os nomes que vão ficar na mente das pessoas são “tech” e “mundo”. Muitos visitantes vão esquecer o hífen no meio do caminho. Eventualmente, eles vão tentar acessar o site por Techmundo.com, em vão.

Números, por outro lado, vai confundir as pessoas com a ortografia. Suponha que você registrou Tech5.com os visitantes podem confundi-lo com TechCinco.com, se conseguirem lembrar do número, em primeiro lugar!

Exemplo: Coolest-Gadgets.com é um blog de gadgets extremamente popular, com mais de 70.000 assinantes de RSS. Com tais leitores você vai conseguir que as pessoas muitas vezes digitando o domínio diretamente na barra de endereços. Provavelmente muitos deles simplesmente pode se esquecer de adicionar o hífen.

Observação final

Não desanime se o seu domínio atual não tem todas essas características, ou se você não consegue encontrar um que faz. Estes são apenas fatores que você deve considerar ao avaliar nomes de domínio.

Há uma abundância de exemplos de sites populares com nome de domínio que não possuem em um ou dois pontos abordados na lista. Apenas certifique-se que o seu domínio tem a maioria das características.

Os nomes de domínios são muito importante, mas eles não definem o sucesso do seu site/blog, isso quem irá definir é você com o seu trabalho, um bom exemplo que de um nome de domínio não define se seu site irá receber visitas ou não é esse site no qual você está agora, sim, o Inex 7, simplesmente um nome que não tem significado algum, mas o site recebe milhares de visitas por mês.

Então, trabalhe muito no seu site, pois o seu sucesso é consequência do seu trabalho!

Deixe um comentario
  • NOS ACOMPANHE NO GOOGLE+

  • CURTA NOSSA PÁGINA

  • CATEGORIAS

  • SIGA O INEX 7 NO TWITTER