Saiba qual é a diferença entre domínios e subdomínios

Publicado por Julio Lopes em 13/03/2014

Recentemente chamei um amigo meu para abrirmos alguns sites na internet em um novo modelo de negócio que ainda escreverei aqui no blog, no comento em que expliquei para ele o projeto, ele apoiou a idéia, mas quis apenas mudar o plano inicial no que fazia referencia a registrar alguns domínios na internet para registrar outro tipo de domínio que era mais em conta, algo do tipo nomedosite.br20.net, quando expliquei a ele que o br20.net que é vendido por uma empresa na internet como domínio é na verdade um subdomínio, quase cancelamos a parceria mais ele teimou comigo que os subdomínios qualquercoisa.br20.net não eram subdomínios do domínio br20.net eram domínios! Percebi com isso que muitas pessoas ainda não sabem a diferença entre o que são domínios e o que são subdomínios.

diferenca-dominio-subdominio

O que são domínios?

Os domínios são formados de um nome mais uma extenção que levam as pessoas aos servidores onde se encontram os sites publicados na internet, exemplo inex7.com inex7 é o nome do domínio e o .com é a extensão do domínio, quando o internauta digita esse domínio no navegador esse endereço identifica o IP do servidor onde meu site está hospedado e exibi o meu site. Para usar um domínio é necessário registra-lo na internet com alguma empresa que trabalhe conveniada com os orgãos responsáveis pelas extensão que se pretende registrar, esse serviço geralmente é pago. Existem uma infinidade de extensões disponíveis na internet cada uma com um propósito, gerenciada por um orgão responsável, as mais comuns são: .com, .net, .info, .org, .com.br, entre outras… Algumas extensões possuem o registro privado, como por exemplo: tur.br que só pode ser registrado por pessoas jurídicas ligadas a área de turismo.

O que são subdomínios?

Subdomínios é um recurso geralmente fornecido pelo seu provedor de hospedagem onde permite criar vários outros endereços a partir de um domínio, exemplo: julio.inex7.com onde julio é o nome do subdomínio e o .inex7.com é o domínio. Dessa forma podemos criar diversas novas urls através de um único domínio.

As principais vantagens de um subdomínio é que eles te permitem economizar dinheiro, pois te permitem criar novos sites com url exclusiva a partir de um único domínio, outra boa vantagem dos subdomínios é você poder dividir corretamente o seu site, exemplo, futuramente criarei um forum para o inex7, e ao invez de criar esse fórum em uma simples pasta, posso criar uma url exclusiva para ele, exemplo: http://forum.inex7.com.

Aprenda a criar subdomínios no Cpanel.

O google diz encarar os sites presentes em subdomínios como sites únicos independentes do site presente no domínio ou em outros subdomínios de um mesmo domínios, mas eu pessoalmente tenho minhas duvidas, será que se por acaso o site criarnet.net for penalizado pelo google por qualquer motivo, o meu subdomínio gustavo.criarnet.net não será penalizado de alguma forma também?

Existem também os serviços de subdomínios grátis para sites na internet, não confunda os serviços, subdomínios quando criados em seu provedor de hospedagem podem ser um interessante recurso, porem esses serviços de subdomínios grátis, são empresas ou pessoas que possuem um bom nome de domínio, e passam a oferecer subdomínios desses domínios redirecionando para o endereço do seu site, é muito utilizado por pessoas que usam provedores de hospedagem grátis, que publicam o seu site e geralmente recebem uma url de acesso esteticamente feia, exemplo: nomedoseusite.clientes.nomedaempresadehospedagem.com utilizando um serviço de subdomínio grátis pode-se criar um endereço como esse: meusite.vai.la que irá redirecionar os visitantes para a url original. Não aconselho a utilização desses serviços por diversos motivos, podemos destacar o fato dessas empresas de repente sumirem do mapa e a sua url deixar de funcionar!

O conselho é sempre registrar um domínio! E se for o caso você crie seus subdomínios em seu provedor de hospedagem. Registrar um domínio hoje custa menos do que um expresso por mês!

Deixe um comentario
  • NOS ACOMPANHE NO GOOGLE+

  • CURTA NOSSA PÁGINA

  • CATEGORIAS

  • SIGA O INEX 7 NO TWITTER